Dicas para aumentar o valor da sua casa antes de a vender

0 min de leitura
Por vezes é necessário fazer algumas intervenções antes de vender um imóvel. Sinais de idade, desgaste de materiais ou até coisas simples como a organização dos espaços, podem ter um impacto negativo no preço de venda. Contudo, podem ser evitados com algum investimento.
Se está pronto para vender a sua casa, mas não a qualquer preço, saiba que tipo de intervenções pode fazer para aumentar o valor da mesma antes de fechar negócio.

O que não pode faltar para aumentar o valor da sua casa?

Comecemos pela limpeza e arrumação: uma casa desarrumada e suja é menos atraente para qualquer comprador, por isso, é um dos fatores que desvaloriza a casa. Certifique-se de que tudo ficou limpo e organizado antes de aceitar qualquer visita.

Quando se fala em organização, o jardim também se encontra incluído. Jardins desarrumados ou com entulho ao fundo desvalorizam a casa e impedem os potenciais compradores de ficarem a sonhar com dias ensolarados e atividades ao ar livre.

Como aumentar o valor de uma casa: por onde começar?

As primeiras intervenções a fazer dependem sempre do seu plano geral e, claro, do orçamento disponível. Se planeia fazer intervenções estruturais – renovar janelas, pisos, telhados, lareiras, entre outros, convém começar a obra por aí, para não fazer pó depois de ter tudo arrumado. Se, pelo contrário, só vai fazer intervenções pequenas, comece por mudar os móveis e candeeiros e só depois avance para a decoração mais pequena (têxteis, quadros, etc.).

Que intervenções estruturais são prioritárias?

Regra geral, as intervenções estruturais prioritárias são a renovação das janelas e os arranjos no telhado. Em ambos os casos, o que está em causa é a eficiência energética da casa e a (não) entrada de água ou humidade, por isso é mesmo importante que tudo esteja irrepreensível. Além disso, vale a pena investir em tudo o que aumenta o valor da casa, como os pisos de qualidade, as madeiras, os balcões e as loiças sanitárias.

Renovação de pavimentos

A renovação de pavimentos não é fácil pois obriga a mexer em todos os móveis da casa e faz muito pó, contudo, é das que mais impacto tem no valor final da venda de um imóvel. Um piso lustroso, sem riscos nem marcas de uso chama sempre a atenção e dá um aspeto novo a toda a casa.

No entanto, a mudança completa do piso de uma casa pode ser um investimento bastante elevado, como também a recuperação do piso existente, dependendo dos cuidados que sejam necessários.

Quando existem jardins a renovar

Quando existem jardins a renovar para aumentar o valor da casa, o investimento é mesmo necessário. Qualquer casa nova fica desinteressante para o comprador se estiver rodeada por um jardim mal tratado.

Mesmo que não queira investir em plantas e arbustos, ou em árvores que também não crescem assim tão rápido, mantenha a relva bem aparada e garanta iluminação em todo o espaço.

Recuperação de telhados

Não há como refazer um telhado de uma casa e não incorrer num investimento relevante, mas o esforço é inevitável. Um mau telhado deixa entrar água e prejudica a eficiência energética da casa, desvalorizando o imóvel de forma bastante significativa. Se a sua casa tem o telhado a precisar de atenção, mais vale fazer as reparações todas antes de a vender para depois reaver o dinheiro (e até mais algum) no preço final.

Cozinha e sala de estar: a tendência do open space

As casas em open space (com a cozinha e a sala de estar juntas no mesmo espaço) são uma tendência por todo o mundo. Mesmo em edifícios antigos, uma remodelação que elimine a parede entre a cozinha e a sala de estar vai logo aumentar o valor da casa.

Ter mais luz natural em casa

Casas bem iluminadas são sempre mais aconchegantes e, por isso, convidativas para potenciais compradores. No sentido contrário, espaços escuros e húmidos são pouco atraentes e até geram alguma repulsa ou desconfiança.

Para ter mais luz natural em casa invista em janelas: quantas mais e mais iluminadas, melhor.

Janelas verticais e janelas de telhado: encontre a combinação perfeita

Janelas verticais e janelas de telhado costumam andar separadas, contudo, são um bom exemplo de como, por vezes, a união faz a força. Se instalar uma janela de telhado por cima de uma janela de parede, fica com uma coluna vertical que deixa entrar mais luz durante mais horas todos os dias.

Para um resultado perfeito, as janelas devem ter um design semelhante para funcionarem como extensão uma da outra. A qualidade dos materiais e a eficiência energética de ambas as janelas também são bastante importantes para que esta coluna vertical não se torne um escape de energia interior ou uma zona de entrada de frio e humidade.