Política de Privacidade de VELUX Portugal
Esta Política de Privacidade VELUX cumpre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE 2016/679 ("RGPD") e a Lei Portuguesa Lei da Protecção de Dados Pessoais (Lei n.º 67/98) O responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é VELUX Portugal, Unipessoal Lda., CRC Lisboa matr. n.º 16081/060125 Tv. Pedras Negras 1, 1100-404 Lisboa, Portugal. Doravante "VELUX".
A nossa empresa-mãe é a VELUX A/S, registada na Dinamarca com o número de registo 30 00 35 19, com sede social em Aadalsvej 99, DK-2970 Hørsholm, Dinamarca.
Motivo pelo qual tratamos dados pessoais e as bases legais para a recolha
O principal motivo pelo qual recolhemos, utilizamos e armazenamos os seus dados é para lhe prestarmos os nossos serviços. "Serviço", "o nosso serviço" e descrições semelhantes significam realizar negócios consigo/com a sua organização e ajudá-lo com questões, processos de venda e reclamações.
Tratamos igualmente informações sobre a sua utilização dos serviços para fins de desenvolvimento comercial, para o informar sobre as nossas operações comerciais, produtos e serviços através de marketing e para melhorar os nossos serviços através de qualquer feedback que nos dê. Podemos igualmente tratar os seus dados pessoais para fins contratuais e de recrutamento e para cumprir com obrigações legais.
Tratamos dados pessoais com base em diferentes fundamentos jurídicos, como listado abaixo.
Execução de um contrato, incluindo uma compra - RGPD artigo 6.º (1)(b):
- Quando tratamos dados pessoais em relação a um contrato, o nosso fundamento jurídico é a "execução de um contrato", incluindo uma compra.
Consentimento - RGPD artigo 6.º (1)(a):
- Quando enviamos uma newsletter sobre os nossos produtos é com base no seu consentimento. Quando o fundamento jurídico para o tratamento é o consentimento, tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer altura.
Obrigação jurídica - RGPD Artigo 6.º (1)(c):
- Se partilharmos os seus dados pessoais com serviços de aplicação da lei ou outros organismos governamentais é porque temos uma obrigação jurídica para o fazer.
Interesse legítimo - RGPD Artigo 6.º (1)(f):
- Temos um interesse comercial legítimo em tratar os seus dados, por exemplo, quando o ajudamos com questões.
Categorias especiais - RGPD Artigo 9.º (2)(a) e RGPD Artigo 9.º (2)(f):
- Quando tratamos categorias especiais de dados, fazemo-lo para cumprir os requisitos regulamentares relacionados com questões de conformidade.
Os tipos de dados pessoais que tratamos
Abaixo encontram-se os principais tipos de dados pessoais recolhidos pela VELUX, juntamente com a principal finalidade e o fundamento jurídico para a recolha dos dados pessoais:
Atividade | Tipos de dados pessoais que recolhemos (para fins ilustrativos) | Finalidade(s) | Fundamento jurídico |
---|---|---|---|
Operações comerciais em geral | Nome, dados de contacto e outras informações necessárias para a realização de negócios consigo ou com a sua organização. | Como parte das operações comerciais gerais da VELUX, recolhemos dados pessoais sobre indivíduos, clientes, fornecedores (incluindo fornecedores de serviços de terceiros) e outras partes interessadas. Podemos igualmente utilizar os seus dados para testar sistemas. | RGPD - Artigo 6.º (1)(b) RGPD - Artigo 6.º (1)(f) |
Assistência com questões | Nome, endereço de e-mail, números de telefone, conversas, outros detalhes de contacto, fotografias, plantas da sua casa quando as fornecer à VELUX. | Pode optar por nos fornecer dados pessoais, como dados de contacto quando nos contactar por telefone, e-mail, correio, através do nosso chatbot ou das nossas plataformas digitais disponíveis.
Estes dados pessoais permitem-nos responder a pedidos de informação sobre assuntos como produtos VELUX, organizar uma medição e elaborar um orçamento para a instalação de produtos VELUX, para organizar a manutenção de uma janela, ou para apresentar reclamações sob a garantia da VELUX. A informação pode ser revelada à VELUX A/S ou outras empresas de venda VELUX dentro do Grupo, instaladores ou revendedores independentes relevantes para que possamos ajudar os clientes com as suas questões ou providenciar serviços ou um orçamento. Gravamos chamadas para fins de formação. Podemos igualmente pedir-lhe que dê o seu feedback através de inquéritos após a interação. |
RGPD - Artigo 6.º (1)(a) RGPD - Artigo 6.º (1)(b) RGPD - Artigo 6.º (1)(f) |
Vendas (incluindo vendas online) e cumprimento de encomendas. | Nome, dados de contacto, dados de pagamento e de cartão de crédito, informações de crédito e verificação de crédito, etc | Podemos recolher dados pessoais de clientes e potenciais clientes, a fim de realizar negócios consigo ou com a sua organização. Utilizamos os seus dados para analisar as tendências de compra através da sua atividade de loja online e do histórico de compras para lhe proporcionar uma experiência de navegação personalizada. Além disso, utilizamos os dados para processar e satisfazer encomendas online, facilitando a entrega das encomendas de produtos e fornecendo um serviço de atendimento ao cliente relevante, incluindo o processamento das suas devoluções. Podemos divulgar a informação a revendedores ou instaladores independentes e parceiros logísticos para processar a encomenda de um cliente, incluindo organizar a entrega de produtos VELUX ao cliente ou ajudar com questões como a organização de consultas entre o cliente e os nossos consultores de produtos. Partilhamos igualmente as suas informações com terceiros para efeitos de verificação de crédito. |
RGPD - Artigo 6.º (1)(b) RGPD - Artigo 6.º (1)(a) RGPD - Artigo 6.º (1)(f) |
Campanhas | Nome, detalhes de contacto, etc. | Execução de várias campanhas (por exemplo, programas de recompensa, campanhas de "cashback", sorteios). A aceitação dos termos e condições é recolhida antes da entrada na atividade. | RGPD - Artigo 6.º (1)(a) RGPD - Artigo 6.º (1)(b) |
Reclamações de produtos | Nome, detalhes de contacto, etc. | Facilitar o serviço de produtos VELUX sob a garantia VELUX ou por serviço pago, ou seja, resolvemos reclamações por chamada, e-mail e visitas a locais de construção. A este respeito, podemos partilhar os seus dados pessoais com parceiros VELUX para o ajudar com um serviço. Podemos igualmente pedir-lhe que dê o seu feedback através de inquéritos após a interação. |
RGPD - Artigo 6.º (1)(b) RGPD - Artigo 6.º (1)(f) |
Desenvolvimento de negócios e aplicações VELUX | Dados pessoais que são recolhidos nas nossas plataformas digitais e nas aplicações VELUX. | Os dados pessoais que nos fornecer, e os dados pessoais recolhidos nas nossas plataformas digitais, serão utilizados para melhorar a perceção dos nossos consumidores e impulsionar a comunicação e ofertas relevantes em todos os pontos de contacto que possa ter com a VELUX. Os dados pessoais serão também utilizados para o desenvolvimento de produtos e serviços. | RGPD - Artigo 6.º (1)(a) |
Marketing | Informações de contacto, histórico de navegação, informações de serviço de vendas e subscrição como nome, morada, e-mail, número de telefone, histórico de compras, identificadores únicos como ID de cookies ou ID de dispositivos, histórico de navegação rastreado com base nestes ID, etc. Tenha em atenção que esta lista não é exaustiva, pois podemos tratar dados pessoais recolhidos em relação às suas interações com a nossa empresa-mãe, VELUX A/S, os nossos websites, aplicações móveis, produtos e serviços. |
Com base no seu consentimento ou interesse legítimo, quando aplicável, tratamos os seus dados pessoais com o objetivo de o informar sobre as operações comerciais, produtos e serviços da VELUX. Para os fins acima mencionados, criamos marketing adaptado às suas preferências e perfil, por exemplo: - Para otimizar e adaptar o conteúdo e a entrega das nossas comunicações de marketing quando desejar recebê-las, e - Para lhe fornecer marketing personalizado com base nas suas preferências e perfil, tanto quando se envolve connosco nos nossos próprios canais como através de canais de terceiros (por exemplo, redes sociais, sites de pesquisa, marketplaces). Se não desejar receber mais informações, pode cancelar a sua subscrição da nossa comunicação de marketing em qualquer altura facilmente e sem custos. Encontrará formas de cancelar a sua subscrição em relação à subscrição ou receção de comunicações de marketing da nossa parte. Pode também contactar-nos por e-mail ou correio para cancelar a sua subscrição. No caso de algumas atividades de marketing atuamos como responsável conjunto com outras empresas VELUX e celebrámos acordos de responsável conjunto dividindo as funções e responsabilidades entre as empresas VELUX. |
RGPD - Artigo 6.º (1)(a) RGPD - Artigo 6.º (1)(f) |
A sua participação em fotografias, vídeos, testemunhos e campanhas | Se concordar e nos enviar uma fotografia ou se a sua fotografia for tirada por um fotógrafo por nós contratado. | Utilizaremos a fotografia, testemunhos, etc., tal como descrito no contrato assinado por si. | RGPD - Artigo 6.º (1)(b) quando a fotografia e o testemunho se baseiam num contrato com compensação, note que não pode exercer o direito de ter a fotografia corrigida, apagada/eliminada. RGPD - Artigo 6.º (1)(a) Se a fotografia e o testemunho forem processados com base no consentimento, poderá exercer todos os direitos especificados na secção 6 abaixo. RGPD - Artigo 6.º (1)(f) Se uma fotografia ou vídeo for tirado num evento interno da VELUX ou semelhante, e só partilhamos as fotos ou vídeo internamente. |
Visitantes do website, inquéritos a clientes e estudos de mercado | Dados pessoais de plataformas digitais ou clientes, como parte de inquéritos. | Para melhorar os produtos e serviços que oferecemos, podemos recolher dados pessoais de visitantes ou clientes da plataforma digital como parte de inquéritos. Iremos contactá-lo a propósito de um inquérito e tratar dados pessoais como parte de inquéritos, quer através de consentimento ou de interesses legítimos. Os inquéritos que tratam dados pessoais para fins de marketing só serão utilizados com o seu consentimento. |
RGPD - Artigo 6.º (1)(a) RGPD - Artigo 6.º (1)(f) |
Recrutamento e contratos de trabalho | Nome, dados de contacto, experiência profissional, diplomas de estudos, verificações de registos relevantes, informação sobre interesses profissionais, etc. | Quando uma pessoa se candidata a um emprego ou celebra um contrato de trabalho connosco, podemos recolher determinadas informações, como nome, dados de contacto, informações sobre experiência profissional, diplomas de estudos, verificações de registos relevantes e informações sobre interesses profissionais. Isto pode ser recolhido diretamente da pessoa ou de um consultor de recrutamento, incluindo referências e fontes disponíveis ao público. Esta informação é utilizada para nos informar ou ajudar na decisão de fazer à pessoa uma oferta de emprego ou contratar a pessoa ao abrigo de um contrato. |
RGPD - Artigo 6.º (1)(b) RGPD - Artigo 6.º (1)(f) |
Conformidade incluindo anticorrupção, linha direta de denúncias e verificação de sanções | Todos os tipos de informação pessoal. | Podemos recolher dados pessoais para cumprir a lei, uma decisão do tribunal ou de uma autoridade e/ou para divulgar informações às autoridades públicas relevantes, conforme exigido ou permitido por lei. | RGPD - Artigo 6.º (1)(c) RGPD - Artigo 6.º (2)(a) RGPD - Artigo 6.º (2)(f) |
Uso de IA | Todos os tipos de informação pessoal. | A nossa empresa utiliza a Inteligência Artificial (IA) para processar dados pessoais como parte de nossas atividades empresariais regulares. Usamos IA em diferentes áreas do nosso negócio para tornar os nossos processos mais eficientes e melhorar o funcionamento geral. Ao utilizar IA, exigimos que nossos funcionários insiram o mínimo possível de dados pessoais, utilizando apenas o que for estritamente necessário para a tarefa em questão. | RGPD - Artigo 6.º (1)(a) RGPD - Artigo 6.º (2)(b) RGPD - Artigo 6.º (2)(f) |
Como recolhemos os seus dados pessoais
Diretamente a partir de si
Na maioria dos casos, os dados pessoais são recolhidos diretamente a partir de si ou gerados como parte da utilização dos nossos serviços, produtos e canais. Recolhemos dados pessoais que nos fornece quando nos solicita produtos, serviços ou informações, se regista connosco, participa em fóruns públicos, utiliza um chatbot ou outras atividades nas nossas plataformas e aplicações digitais, responde a inquéritos a clientes ou interage de outra forma connosco. Recolhemos informação através de várias tecnologias, por exemplo, cookies. No caso dos cookies, remetemos para a nossa - Política de Cookies.
Dos nossos parceiros comerciais
Em alguns casos, podemos recolher os seus dados pessoais a partir dos nossos parceiros comerciais quando estes precisam da nossa assistência para lhe prestar o melhor serviço possível.
A partir do seu site público
Em alguns casos, recolhemos os seus dados pessoais de sites da sua empresa, quando queremos oferecer-lhe os nossos serviços.
Ligações a outros sites
Este site contém links para outros sites (como Facebook, YouTube e Pinterest) aos quais esta Política de Privacidade não se aplica. Note que não endossamos outros sites e o seu conteúdo. Encorajamo-lo a ler as políticas de privacidade de cada site que visitar.
Decisões automatizadas
Usamos a tomada de decisões automatizada no processamento dos seus dados pessoais para determinados serviços e produtos, como os nossos esforços na prevenção e deteção de fraudes nas nossas plataformas online. Você tem o direito de solicitar informações sobre a metodologia por trás dessas decisões automatizadas e de verificar a sua precisão. Podemos rejeitar esses pedidos conforme permitido pela lei aplicável, especialmente se ao fornecer essas informações puder revelar segredos comerciais ou prejudicar a nossa capacidade de detetar fraudes ou outras atividades criminosas. No entanto, nesses casos, habitualmente verificamos se o algoritmo e os dados de origem estão funcionando conforme o esperado, sem erros ou viés
Durante quanto tempo guardamos os seus dados pessoais?
Durante quanto tempo guardamos os seus dados pessoais?
Apenas guardaremos as suas informações pessoais durante o tempo necessário para os fins descritos nesta Política de Privacidade. Isto significa que os períodos de conservação irão variar de acordo com o tipo de informação e a razão pela qual temos a informação. Exemplos de tempo de conservação:
- As gravações de chamadas serão armazenadas por um período de 90 dias.
- Até optar por não participar numa campanha de marketing , o que pode fazer em qualquer altura.
- Armazenaremos a fotografia e testemunhos durante o tempo necessário e conforme descrito num contrato
- Os dados pessoais são mantidos até ao final de um processo de recrutamento ou até à retirada do consentimento (se dado para futuros recrutamentos).
- Para cumprimento, por exemplo, de regulamentos anticorrupção, manteremos os dados em conformidade com as leis que somos obrigados a cumprir.
Com quem partilhamos os seus dados pessoais?
A nossa empresa faz parte do Grupo VELUX, que opera a nível mundial. Partilhamos a sua informação pessoal dentro do Grupo VELUX, mas apenas se for necessário para cumprir a finalidade para a qual estamos a tratar os seus dados pessoais. Todas as entidades do Grupo VELUX celebraram um Acordo de Tratamento de Dados Entre Empresas e/ou um acordo onde todos seguem os mesmos procedimentos quando tratam dados pessoais, assegurando que o mesmo nível de segurança é mantido em todo o Grupo, dividindo as funções e responsabilidades entre as empresas VELUX. Se duas ou mais empresas atuarem como responsáveis conjuntos, cada um dos responsáveis conjuntos é obrigado a independentemente:
- Ser o seu primeiro contacto.
- Cumprir as obrigações de informação referidas nos artigos 13.º e 14.º do RGPD.
- Exercer os seus direitos previstos nos Artigos 15-22 do RGPD.
- Lidar com as notificações de violação de privacidade e reclamações sobre privacidade.
Podemos também partilhar os seus dados pessoais com terceiros selecionados, incluindo, mas não se limitando a:
- Parceiros comerciais, fornecedores e subcontratantes com os quais cooperamos para lhe fornecer os melhores serviços durante o processo de apoio e vendas, incluindo, por exemplo, fornecedores logísticos e serviços de clientes subcontratados, bem como terceiros em relação a pesquisas de satisfação do cliente
- Fornecedores de tecnologia, por exemplo, análises, tecnologias de rastreio, tecnologias de direcionamento e redireccionamento e fornecedores de motores de busca que nos ajudam na melhoria e otimização das nossas plataformas, bem como empresas que nos fornecem apoio e alojamento de sites.
- Anunciantes e redes de publicidade que utilizam dados para selecionar e mostrar-lhe anúncios relevantes para si e outros, se tiver dado o seu consentimento.
- Sites de redes sociais como Facebook, Instagram e Google, se necessário, ao tratar para fins de marketing e com base no seu consentimento.
- Com outras partes para garantir a segurança e proteção dos nossos clientes, para proteger os nossos direitos e propriedade, para cumprir processos legais, ou noutros casos se acreditarmos de boa fé que a divulgação é exigida por lei.
- Empresas do Grupo VELUX ou terceiros que operam plataformas e ferramentas digitais em nome da nossa empresa para fornecer serviços ligados às nossas atividades (por exemplo, programas de recolha de pontos, campanhas de "cashback", sorteios e formação).
Transferência para países terceiros
Em alguns casos, podemos igualmente transferir dados pessoais para empresas em chamados "países terceiros", que são países fora do Espaço Económico Europeu. Se o fizermos, garantimos a salvaguarda dos dados, e só efetuamos a transferência se uma das seguintes condições se aplicar:
- existe um nível de proteção adequado no país em questão, tal como determinado pela Comissão Europeia, ou
- a empresa está certificada de acordo com Quadro de Privacidade dos Dados UE-EUA, ou
- usamos cláusulas contratuais-tipo (cláusulas-tipo da UE) aprovadas pela Comissão Europeia e medidas adicionais complementares para regular a transferência de dados.
Segurança dos dados
Os seus direitos de privacidade
O RGPD proporciona-lhe, como titular dos dados, os seguintes direitos no que diz respeito aos dados pessoais que armazenamos sobre si:
Os seus direitos | Fundamento jurídico | Elaboração |
---|---|---|
Retirar o seu consentimento | RGPD - artigo 7 (3) | Você tem o direito de retirar o seu consentimento em qualquer momento, optando por não receber e-mails ou entrando em contato connosco. Isso não afetará o nosso direito de processar os dados pessoais obtidos antes da retirada do consentimento, nem o nosso direito de continuar parte do processamento com base em outras justificações legais, além do seu consentimento |
Acesso aos seus dados | RGPD - artigo 15.º | Tem o direito de solicitar informações sobre se a VELUX trata dados pessoais que lhe dizem respeito e, em caso afirmativo, tem o direito de solicitar uma cópia dos dados pessoais que tratamos. |
Pedido de retificação | RGPD - artigo 16.º | Em qualquer altura, tem o direito de solicitar a correção de quaisquer dados pessoais incorretos ou incompletos que possamos tratar sobre si. |
Pedido de apagamento | RGPD - artigo 17.º | Tem o direito de solicitar o apagamento dos seus dados pessoais em função da atividade de tratamento e, em determinadas circunstâncias, antes de normalmente sermos obrigados a cessar o tratamento. |
Pedido de limitação do tratamento | RGPD - artigo 18.º | Tem o direito de solicitar a limitação do tratamento, o que significa que pode solicitar que a VELUX restrinja a utilização dos seus dados pessoais em determinadas circunstâncias. |
Portabilidade dos dados | RGPD - artigo 20.º | Sob certas condições, tem o direito de receber os dados pessoais que nos forneceu num formato de leitura automática. |
Direito de oposição | RGPD - artigo 21.º | Se não estiver satisfeito com a forma como tratamos os dados pessoais na VELUX, pode enviar a sua oposição para proteccaodedados@velux.com. Se for apresentada uma reclamação, o nome e os dados de contacto do autor da mesma devem ser fornecidos à VELUX. |
Responderemos ao seu pedido para exercer quaisquer dos seus direitos no prazo de um mês, mas temos o direito de prolongar este período por dois meses. Se prorrogarmos o período de resposta, iremos informá-lo no prazo de um mês após o seu pedido. Se considerar que não conseguimos resolver a reclamação de forma satisfatória, pode apresentar uma reclamação à sua Agência de Proteção de Dados local. Pode encontrar os dados de contacto da sua Agência de Proteção de Dados nacional no site do Conselho Europeu para a Proteção de Dados: www.edpb.europa.eu.
Alterações a esta Política de Privacidade da VELUX
A presente Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em: 30-10-2025