Como remodelar uma cozinha passo a passo
A remodelação da cozinha pode muitas vezes ser cansativa, por isso, e para enfrentar com serenidade um projeto tão importante, é fundamental ter em mente 5 passos essenciais:
- projetar a nova cozinha tendo em conta os seus desejos e necessidades
- otimizar o orçamento, dependendo do tipo de trabalho a ser realizado
- cuidar da ventilação e iluminação natural
- organizar os espaços para que sejam funcionais e acolhedores
- complementar a cozinha com acessórios.
Remodelação da cozinha: por onde começar e como proceder
Muitas podem ser as ideias para remodelar a cozinha, criar listas (de desejos e/ou necessidades) pode ajudar na tomada de decisão e tornar o processo mais simples. Por exemplo:
- Precisa de mais espaço e armazenamento? Deseja um ambiente acolhedor ou um ambiente open-space dedicado a encontros de família e amigos? Uma cozinha deve atender às suas necessidades, bem como combinar com a sua personalidade.
- Precisa de refazer a canalização, colocar azulejos, instalar novas janelas ou alterar o acesso a uma varanda? Olhe para tudo e aponte na lista.
As listas vão ajudar a revelar as intervenções necessárias e aquelas sobre as quais encontrar o compromisso certo, tendo em conta o orçamento disponível. Para avaliar o investimento pense no futuro. Se a casa atual for a que vai morar por muito tempo, o melhor é apostar numa grande remodelação ou pelo contrário, efetuar uma remodelação pequena, apenas o essencial, caso esteja a pensar mudar de num futuro próximo.
Custos para remodelar a cozinha: como otimizar o orçamento?
Ventilação e iluminação natural dos ambientes
A cozinha é um dos ambientes que mais iluminação exige, e see essa luz for natural transforma-se num ambiente praticamente perfeito, visto que a iluminação natural dos interiores dá uma sensação de amplitude ao espaço. Ter mais janelas é a solução ideal: conjugar janelas de parede com janelas de telhado da VELUX, por exemplo, é a melhor opção para obter luminosidade e melhorar a ventilação do ar, essencial numa cozinha para eliminar fumos e evitar excesso de humidades e odores típicos do ambiente. A isto chama-se efeito chaminé: uma combinação de janelas de parede com as de teto, que fará o ar quente subir naturalmente e sairá de cima, dando assim à cozinha uma ventilação mais rápida.
Além disso, com o sistema de janelas de telhado da VELUX, eléctricos ou a energia solar, pode controlar a troca de ar devido à monitorização automática dos níveis de CO2, humidade e temperatura. Os sensores inteligentes do sistema enviam notificações para o telemóvel e permitem-lhe intervir sempre que pretender abrir ou fechar janelas, cortinas e estores. Pode contar com o controlo automático que poderá gerir todos os produtos de forma independente. O sistema é simples de ativar e já vem configurado: pode também instalá-lo você mesmo e garantir à sua nova cozinha o melhor clima e qualidade de ar.
Como organizar os espaços na cozinha de forma eficiente
Outro aspeto fundamental a ter em conta na hora de renovar a cozinha é a disposição dos espaços. Organizar o ambiente com cuidado significa acima de tudo ter uma área confortável e funcional: a bancada ou superfícies devem ficar o mais livre possível de acessórios para equipar a cozinha que tenham pouca utilidade. Uma das principais etapas de como organizar os espaços na cozinha é desfazer-se de itens que não fazem diferença.
Layout funcional: dicas de design de interiores
A cozinha em formato de U aproveita três paredes com armários e balcões. Se a cozinha é pequena este formato, pode torná-la menos espaçosa. Nestes casos ter portas de armários que deslizam pode ser uma ótima alternativa.
Na cozinha em formato de L, os móveis e eletrodomésticos estão dispostos em duas paredes num ângulo de 90º. Perfeito para otimizar o espaço de circulação. Por norma nesta tipologia de cozinhas, é acrescentada uma ilha ou mesa de centro, para proporcionar um maior apoio e aproveitamento.
Equilíbrio é a chave: sejam de grande ou pequena dimensão, o foco de remodelar a cozinha é conseguir um equilíbrio entre a praticidade e a estética. Desde as cortinas para as janelas de telhado à disposição ideal da cozinha, o equilíbrio é essencial para a harmonia dos elementos que compõem o ambiente.
Acessórios para equipar a cozinha
Renovar a cozinha é também uma oportunidade de renovar os seus utensílios. Sejam de estilo rústico ou moderno, a escolha de novos tachos, pratos e copos, robots de cozinha ou outros acessórios, vão acrescentar uma nova vida e estilo à sua nova área. Independentemente da decoração ou do tamanho, o importante é sentir-se bem no seu novo ambiente. Com a inspiração deste artigo, é mais fácil idealizar a sua nova cozinha e o cheiro do café fresco pela manhã, enquanto abre as janelas que a enchem de luz e ar fresco todos os dias.