Incentivos fiscais para a conversão do sotão
Quer renovar o seu sotão e transformá-lo num espaço de convivência? Descubra com o guia VELUX como poupar dinheiro com as inúmeras deduções fiscais.
Existem várias razões que o podem levar a renovar o seu sotão. Mas existe uma, em particular, que ninguém parece conhecer: deduções fiscais. Existem vários incentivos quando se trata de reabilitação de imóveis. Fique a conhecê-los.
Todas as deduções fiscais para obras de renovação
As deduções fiscais que poderá usufruir ao renovar o seu sotão passam por:
- Redução da taxa de IVA para 6%;
- Minorar até 30% da taxa de IMI que vigorar para o ano a que respeita o imposto em áreas territoriais que sejam objeto de operações de reabilitação urbana ou combate à desertificação;
- Isenção de IMI por 3 anos (com possibilidade de renovação por mais 5 anos) em prédios urbanos ou frações autónomas concluídos há mais de 30 anos ou localizados em áreas de reabilitação urbana.
Existem outros benefícios, abrangidos pelo Acordo de Racionalização dos Consumos de Energia (ARCE) que promovem a eficiência energética:
- No caso de instalações com consumos inferiores a 1000 tep/ano – Ressarcimentode 50% do custo das auditorias energéticas obrigatórias, até ao limite de 750€ e na medida das disponibilidades do fundo de eficiência energética existentes para o efeito, recuperáveis a partir do relatório de execução e progresso (REP) que verifique a execução de pelo menos 50% das medidas previstas no ARCE;
- Ressarcimento de 25% dos investimentos realizados em equipamentos e sistemas de gestão e monitorização dos consumos de energia até ao limite de 10 000€ e na meida das disponibilidades do fundo de eficiência energética existentes.
No caso das instalações que consumam apenas gás natural como combustível e/ou energias renováveis, os limites previstos anteriormente são majorados em 25% no caso das renováveis e 15% no caso do gás natural.
Requisitos para solicitar deduções fiscais para melhorar o consumo de energia
- É necessário fazer uma auditoria energética antes da elaboração do plano de racionalização energética, que é um estudo sobre as condições de utilização de energia numa instalação. Através disso, é possível identificar os consumos, rendimentos e perdas energéticas dos equipamentos;
- Nas instalações que possuem consumo igual ou superior a 1.000 tep/ano, a auditoria e o plano devem ser apresentados à Agência para a Energia (ADENE) até 8 meses após o registo. Nesse caso, o plano de racionalização energética deve ser elaborado e validado para um período de 6 anos.
- Nas instalações que apresentem consumo inferior a 1.000 tep/ano, devem ser apresentados à Agência para a Energia (ADENE) até 16 meses após o registo e elaborados e validados para um período de 8 anos.
- Além disso, em ambas as situações é necessário que durante o período de vigência do plano de racionalização energética seja realizado um controlo de execução e progresso da implementação das medidas sugeridas, através de Relatórios de Execução e Progresso (REP) que atestem a evolução dos indicadores de desempenho, da intensidade carbónica, da intensidade energética, entre outros.
Recupere o seu sotão e poupe com créditos fiscais de renovação
Como é que as janelas de telhado ajudam a melhorar a eficiência energética?
As janelas de telhado fornecem o dobro da luz natural comparativamente com as janelas verticais. Além disso, permitem que a luz se distribua melhor pelas divisões e durante mais horas do dia, o que reduz a utilização de luz artificial e contribui para uma poupança no consumo de eletricidade.
Nos dias mais frios, evitam o uso de aparelhos como o ar condicionado, pois arrefecem a casa de forma natural através do efeito chaminé: o ar quente sobrepõe-se ao ar frio e escapa pelas janelas de cima (janelas de telhado), enquanto o ar frio entra através das janelas verticais, posicionadas mais abaixo.
Acessórios de janela VELUX para uma melhor eficiência energética
Para obter um resulto ainda mais eficaz, complemente as suas janelas de telhado com alguns destes acessórios:
- O toldo exterior VELUX bloqueia os raios solares e ajuda a manter o quarto fresco;
- A cortina plissada aumenta o isolamento térmico em 24%;
- A cortina exterior permite um melhor isolamento acústico e térmico, assim como o escurecimento do quarto;
- O sistema VELUX ACTIVE está equipado com sensores que monitorizam constantemente a humidade, temperatura e CO2, podendo intervir e controlar os acessórios automaticamente consoante os resultados obtidos.
Venha e peça conselhos aos peritos da VELUX
Agora que está a par de todos os subsídios que pode usufruir, pode começar a pensar na renovação dos seus sonhos.
Se tiver dúvidas, marque uma reunião com o serviço de apoio ao cliente da VELUX e receba aconselhamento sobre a opção mais adequada para o seu caso.