Susbtituir a janela para aumentar a luminosidade
Ver o vídeoAna Franco é cantora lírica no Teatro Nacional de São Carlos e, complementa o lado artístico com uma segunda paixão que estimula mais o seu lado criativo: a decoração de interiores. Ana utiliza grande parte do tempo livre a aprofundar conhecimentos na área e já começa a realizar os seus primeiros projetos de decoração de interiores. Há dois anos comprou uma casa na localização que queria e com as assoalhadas que necessitava, mas sem aquele toque especial que esperava. No entanto, viu um enorme potencial na casa e desde logo que começou a idealizar todo o projeto de remodelação.
A casa da Ana é um duplex. Na zona inferior encontramos um open space entre o hall de entrada, a cozinha e a sala e é no andar de cima onde estão o quarto e a casa de banho. Com estilo minimalista e cores neutras, Ana criou um espaço clean e acolhedor a que pode chamar de lar.
O quarto é, sem dúvida, uma das divisões mais importantes da casa. É um espaço que se quer confortável, prático e cozy. O quarto já tinha uma pequena janela de telhado VELUX e foi a partir daí que Ana foi construindo todo o imaginário da divisão. Ao ver que a janela era o elemento central do quarto, e que acabava por ter impacto na luminosidade de toda a casa, incluindo do andar de baixo, ambicionou algo mais e substituiu a janela por uma janela de telhado VELUX bastante maior.
“A maior mudança aqui no quarto foi, sem dúvida, esta janela. Foi nela que criei a principal inspiração para todo o ambiente à volta. Tinha, inclusive, uma janela VELUX muito mais pequena que me fez ambicionar algo maior.”
Olhando para o quarto, que tem uma área bastante reduzida, Ana sentiu a necessidade de aumentar a luminosidade e dar um novo brilho ao espaço. Sendo um local que utiliza essencialmente para descansar, era imperativo criar um ambiente propício a que tanto o corpo como a mente se sentissem em paz, e para Ana, uma janela da marca VELUX era a única opção.
“A janela VELUX, para mim, é a escolha mais óbvia, não só porque sempre ouvi falar da marca, qualquer amigo, qualquer sótão que eu conheça tem uma janela VELUX, pela funcionalidade, pela versatilidade, porque pude escolher entre variadíssimos tamanhos, tinha várias opções (…) era impossível eu escolher outra marca. Faz todo o sentido esta janela para mim.”
Depois de um dia inteiro expostos à luz solar que mantem o ritmo circadiano em equilíbrio, o nosso corpo precisa da escuridão da noite. Para garantir uma noite de sono descansada, a Ana colocou uma das opções que a VELUX disponibiliza, um toldo exterior.
“O meu momento preferido é, ao acordar, abrir o toldo. Entra uma luz incrível e dá todo um ambiente leve ao espaço.”
Ao ter o quarto no piso superior, em contacto quase direto com as telhas da casa, o calor, nos meses mais quentes do ano, era um enorme problema. O quarto ficava demasiado abafado e tornava-se um local desconfortável. Ao optar pela colocação do toldo exterior resolveu também essa questão e já pode controlar a temperatura do quarto de uma forma muito fácil e prática. O toldo, ao não permitir que os raios solares batam diretamente no vidro, não deixa que o calor passe para dentro do quarto, garantindo o conforto.
Por um lado, a janela VELUX, ao ser uma enorme passagem de luz natural, evita a necessidade de utilização de luz artificial durante o dia, e por outro, através da ventilação e da utilização do toldo exterior, também ajuda a regular a temperatura de toda a casa reduzindo o recurso a aparelhos de ar condicionado.
“O toldo exterior, cortando o calor, no Verão torna o espaço muito mais agradável e no inverno fica completamente isolado do frio, por isso não sinto qualquer necessidade de ligar qualquer aparelho de aquecimento ou arrefecimento. Compensou a 100% o investimento.”