Renovação da casa: Como gerir o seu orçamento?
Se está a pensar em renovar a sua casa, uma das primeiras coisas que deve considerar é quanto quer gastar. Devedefinir bem esse valor para não ter surpresas e conseguir manter os custos sobre controlo em todas as fases do processo. Crie também uma cronologia de renovação da casa, com data de início e fim de cada fase.
Caso pretenda renovar toda ou apenas uma parte da casa, aqui estão algumas dicas básicas sobre como gerir e otimizar o seu orçamento e certificar-se de que os custos não saem fora do seu controlo.
Encontre inspiração para renovar a sua casa
Assumir custos e definir o orçamento
Antes de começar a elaborar um orçamento para a renovação da sua casa, defina o que quer fazer já e o que pode ficar para mais tarde. Perceba bem qual é o custo de cada intervenção e dê prioridade às alterações fundamentais na renovação da casa.
Lembre-se que o interior pode ser mudado com bastante facilidade e com baixos custos, enquanto que mudar a estrutura da casa é um trabalho complexo que pode aumentar o tempo e os custos do projeto.
Definir o tempo de renovação da casa
Durante um projeto de renovação é natural que vão surgindo ideias que podem aumentar a duração e o orçamento final. Para conseguir manter tudo sobre controlo é muito importante ter um bom planeamento e seguir a cronologia que definiu antes de iniciar o projeto. Sempre que surgirem ideias novas terá de consultar o seu plano e perceber de que forma irá afetar o tempo e o orçamento que definiu, pois só assim poderá decidir se quer avançar com as novas ideias ou se prefere manter o plano inicial.
Portanto, antes de iniciar qualquer trabalho, defina bem o tempo e os custos, e estableça um limite de despesas de acordo com as suas prioridades. Esta é a única forma de poupar dinheiro em renovações, sem ter surpresas no final.
Como poupar dinheiro em trabalhos de renovação
A ajuda de um arquiteto poderá ser essencial para conseguir poupar dinheiro na renovação da sua casa. Este poderá aconselhá-lo sobre técnicas, sobre a qualidade dos materiais de construção e fazer uma boa relação qualidade / preço nas suas decisões.
Depois de ter um orçamento e um projeto bem definido poderá escolher entre ter uma empresa a tratar de tudo ou gerir cada profissional individualmente. Isso irá depender do tempo que poderá dedicar ao projeto global.
Tente estabelecer prazos para o projeto e apresente-os a todos os envolvidos, de forma a que todos respeitem os prazos acordados, para que não haja muitos atrasos que possam aumentar os custos sem acrescentar valor ao resultado final.
Tente poupar no projeto, mas não ponha em causa a qualidade dos materiais. A longo prazo pode sair mais caro. E opte por fazer compras locais, com preços mais convidativos.
No momento em que estiver a fazer o seu orçamento, não se esqueça das janelas de telhado. São uma fonte de luz natural e aumentam a ventilação na casa, que se traduz numa regulação da temperatura e consequentemente poupança nas contas.
Obter aconselhamento especializado
Por último e não menos importante, não se esqueça das deduções fiscais que existem para renovações de casas no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS).
Este incentivo fiscal, tem como principal objetivo melhorar a eficiência energética nas casas. Permite deduzir de 20% a 60% do custo total, dependendo do tipo de obras de renovação.
Se estiver a pensar renovar a sua casa e quiser saber como instalar janelas de telhado para melhorar o seu novo ambiente, peça conselhos a um especialista da VELUX sobre as soluções mais adequadas para o seu projeto.