Como gerir e organizar a expansão da sua casa
Passo 1 - Realize o seu sonho num plano de renovação
Enquanto estiver a recolher a informação inicial, comece a imaginar o seu novo espaço, por exemplo:
- Uma nova cozinha espaçosa e luminosa que se interliga à sala de estar;
- Uma casa de banho extra - sempre útil, especialmente se tiver uma família grande;
- Uma sala de estar maior, talvez dividida em zonas funcionais, por exemplo, para trabalhar;
- Um escritório em casa, bem iluminado e silencioso, que incentiva a concentração e a produtividade.
Uma vez reunidas as melhores ideias e inspirações, pode criar uma lista inicial de tudo o que a sua expansão ideal deveria ter, por ordem de prioridade, de modo a manter-se dentro do orçamento. Não esquecer o jardim: se a expansão vai ocupar parte do jardim, deve ser incluída no programa de trabalho e, portanto, no orçamento.
Passo 2 - Definir um orçamento e um calendário para o trabalho de expansão
O orçamento deve incluir todos os itens necessários, desde custos de mão-de-obra a materiais, mobiliário e elementos de decoração final, certificando-se sempre de incluir um pequeno extra para despesas imprevistas.
Após o orçamento, o outro ponto importante a ter em conta é a cronologia do trabalho que irá ajudá-lo a verificar se os profissionais estão a cumprir os prazos na data que foi acordada previamente e evitar, assim, atrasos desnecessários.
Passo 3 – Escolha a sua equipa de arquitetos
Um arquiteto pode conceber a expansão da sua casa, aconselhá-lo sobre as melhores soluções de construção, ajudá-lo a obter as licenças e a escolher e coordenar a equipa que irá realizar as obras.
Também pode acompanhá-lo nas diferentes intervenções. Esta é uma solução económica, mas só deve considerá-la se tiver tempo para seguir o projeto passo a passo.
Comece por pedir orçamentos a vários profissionais com uma discriminação detalhada de cada um dos itens, para que saiba com qual deles pode negociar, mantendo intacta a qualidade do trabalho.
Passo 4 – O antes e depois de uma expansão da casa
Grandes janelas verticais, mesmo a cobrir toda a parede, são uma boa escolha para uma expansão, especialmente se for destinada a uma cozinha ou sala de estar e, se tiver uma vista para o jardim, para desfrutar do contacto com a paisagem que contribui para o bem-estar mental e físico. Mas nas partes mais afastadas das janelas, a luz é mais fraca e, no final, é preciso recorrer à luz artificial. Este problema é resolvido com janelas de telhado onde a luz chega a cada canto da sala.
Através de um pedido de certificação energética antes e depois da expansão, feita por um profissional, poderá perceber quanto estará a poupar com as novas janelas de telhado.