Como renovar um quarto antigo, a começar pelas janela
Como renovar um quarto antigo?
A técnica de renovação de quartos não costuma compadecer-se com a idade dos edifícios. Entre teorias e casos práticos, são mais os exemplos de divisões que não eram propriamente velhas (só desatualizadas) e que ficaram deslumbrantes. Mas e quando a própria estrutura da casa já não tem mais para dar?
Renovar um quarto antigo pode obrigá-lo a mexer na estrutura do edifício para conseguir um resultado verdadeiramente diferenciado. Antigamente os quartos eram feitos com a utilidade em mente: como espaços de dormir que eram, não fazia mal serem pequenos, escuros e acanhados, porque de olhos fechados ninguém nota. Só que hoje sabemos que não é bem assim.
Um quarto precisa de luz, de ar, de espaço para respirar. Ora, se vai renovar um quarto, é precisamente por aqui que tem de começar. Só depois de haver iluminação natural e ventilação adequada é que faz sentido passar ao design – e aí já não faltam lugares onde procurar ideias para decorar um quarto de dormir.
A iluminação natural e o ciclo circadiano
Há um motivo para que a iluminação natural seja tão importante num quarto de dormir, e ele chama-se ciclo circadiano.
O ciclo circadiano é o ritmo que o nosso organismo adota em função do ambiente exterior. Sem nos darmos conta, o que está à nossa volta dá ao nosso corpo dicas sobre como se comportar. Está escuro? É porque é noite, há que dormir. Está muita luz? É de dia, temos de acordar.
Se o ciclo circadiano funciona perfeitamente num ambiente natural virgem, o mesmo não se pode dizer em ambientes citadinos. A iluminação artificial, juntamente com outros fatores como o ruído ou o estímulo visual dos ecrãs, baralha o nosso organismo e prejudica o ciclo circadiano. Resultado: temos sono a horas impróprias, temos dificuldade em adormecer à noite e o nosso sono não proporciona o descanso que precisamos.
Aplicado ao contexto do quarto, o ciclo circadiano pede que a divisão onde dormimos seja o mais fiel possível à iluminação que está lá fora, para manter o organismo alinhado. Só há uma forma de o fazer: abrindo janelas que deixem entrar a luminosidade (ou a escuridão) exterior.
Instalação de uma claraboia para melhorar a qualidade do sono
Entendendo como funciona o ciclo circadiano, percebe-se o valor de uma claraboia: mais do que mostrar o que está do outro lado de um vidro lateral da casa, ela está voltada diretamente para o céu e bebe a luz diretamente da fonte, que é o sol.
Instalar uma claraboia num quarto de dormir é quase como permitir-nos dormir sob céu aberto: recebemos luz solar logo às primeiras horas do dia e, quando o sol se põe, não sofremos influência da iluminação artificial que há na rua. O impacto na qualidade do nosso sono só pode, portanto, ser positivo, porque as noites passam a ser verdadeiramente escuras e nada há-de interromper o nosso ciclo circadiano.
Claro que nem todos os quartos têm claraboias – pelo contrário, é raro terem. Ainda assim, se procura dicas de como renovar um quarto antigo, então está perante a oportunidade perfeita para mexer na estrutura da casa e acrescentar uma janela de telhado (até pode aproveitar e acrescentar várias janelas de telhado por toda a casa para maximizar o investimento).
Quartos com varanda
Em princípio, todos os quartos de dormir hão de ter, pelo menos, uma janela. Mas e varanda? Os quartos com varanda já não são tão comuns assim, sobretudo em casas mais antigas. A varanda, contudo, pode fazer a diferença no espaço, não tanto pelo lado estético, mas pela utilidade: é um ponto de contacto direto com o exterior onde pode sentir o calor do sol da manhã ou a brisa de fim de tarde antes de ir dormir.
Se o quarto que está a renovar não tem uma varanda, e não está na disposição de construir uma varanda tradicional, superando todos os processos burocráticos de licenciamento e alteração da fachada do edifício, as janelas VELUX Cabrio são uma solução que vai querer conhecer.
As VELUX Cabrio são janelas de telhado que pode instalar em telhados mais ou menos inclinados, e que têm uma estrutura convertível em varanda. Pode abrir e fechar a janela nos moldes normais ou pode estender para o modo varanda – uma plataforma onde pode estar de pé a saborear o ar fresco que vem de fora.
Janelas de telhado no quarto: escolher persianas e cortinas
Em princípio uma janela de telhado não será tão exposta ao olhar alheio, por isso, pode preocupar-se com cortinas e persianas que melhorem o desempenho energético da casa. Escolha elementos que limitem a entrada e a perda de calor, mas que garantam sempre a necessária ventilação do lugar onde vai passar mais horas todos os dias.