Como mobilar um quarto pequeno: as melhores ideias de design
Aprenda como mobilar um quarto pequeno reunindo apenas alguns princípios básicos.
Como mobilar um quarto pequeno? Alguns princípios de design
No momento de escolher as mobílias, cumpra o desígnio de que menos é mais. Os quartos pequenos querem poucas mobílias para não parecerem sobrecarregados: limite-se ao que é mesmo essencial e deixe de parte tudo o que puder ser dispensado.
Escolher poucas mobílias pode, no entanto, colocar desafios à arrumação. Resolva este problema escolhendo mobílias que, mesmo sendo poucas, maximizam o espaço de arrumação: camas com gavetas por baixo, por exemplo, são uma excelente opção para mobilar quartos pequenos. Prateleiras nas paredes são outra boa opção: oferecem espaço para guardar objetos, mas não ocupam chão e, por isso, não interferem na circulação dentro do quarto.
Também vale a pena experimentar com a alternância de espaços abertos e fechados. Estantes com prateleiras com e sem porta, por exemplo, ajudam a desanuviar o aspeto visual em vez de o fechar.
Outra coisa que quer garantir num quarto pequeno é a presença de luz natural. Os espaços mais iluminados parecem sempre maiores, ao passo que os mais escuros parecem fechar-se sobre nós. Aproveite ao máximo as janelas que existirem (por exemplo, assegurando-se de que vão do chão até ao teto e não têm nada a fazer sombra do lado de fora) e, se mesmo assim não for suficiente, pondere complementá-las com uma janela de telhado que não só traga mais luz para o quarto como também prolongue as horas do dia em que o quarto fica iluminado pelo sol.
Como os espaços parecem maiores com luz natural em casa
A nossa perceção do que é um espaço grande ou pequeno passa muito pelo alcance do nosso olhar. Até um enorme salão pode parecer minúsculo se tiver um único e limitado ponto de luz; no sentido oposto, um quarto pequeno parece mais amplo se der a ideia de que o nosso olhar alcança tudo, cada canto, cada detalhe. É para isso que a luz natural serve: para nos deixar ver cada pormenor e mostrar que, independentemente da área, aquele quarto tem muito para ver e viver.
A importância da iluminação natural no quarto
Para lá do teor estético, a iluminação natural no quarto tem um impacto direto no nosso ciclo circadiano. Ela diz ao nosso organismo se é de dia ou de noite (e ele responde fazendo-nos sentir mais energia ou mais sono), se o dia vai avançado ou se ainda estamos a começar a jornada.
Também é a luz natural que influencia a nossa disposição e humor, dando-nos a perceber se lá fora está um belo dia de sol ou um dia frio e chuvoso. Por outras palavras, a luz natural pode ter um efeito antidepressivo e até pode ajudar a aliviar doenças do foro psicológico.
Ideias de decoração de quartos: a questão das cores
Quando o tema são cores para quartos pequenos, é sensato dizer que o branco nunca compromete: é uma cor clara, permite-nos ver cada canto da divisão, não cria sombras e combina com tudo. No entanto, esta não tem de ser a única opção para os quartos pequenos.
As cores pastel – rosa, azul, verde, cinza, bege – seguem logo depois do branco na lista das cores ideais para quartos pequenos. A diferença entre elas e o branco total está no efeito emocional que provocam em nós e que pode ir do relaxamento à alegria.
Quanto às cores escuras ou fortes, elas não estão totalmente proibidas, mas se o quarto é pequeno têm de ser reduzidas na proporção. Se não quer mesmo abdicar de um tom escuro, use-o apenas nos detalhes da decoração (como almofadas, por exemplo) ou numa parede muito pequena. O mesmo se aplica aos papéis de parede “pesados”, com padrões garridos ou ruidosos.
Plantas no quarto: saiba quais as mais indicadas
Se o quarto é pequeno, não vale a pena desperdiçar espaço com plantas muito grandes (até porque vão dar a sensação de que o espaço é ainda menor). Opte por vasos pequenos com plantas pequenas, e aproveite para torná-las parte da decoração e do humor geral. A lavanda, por exemplo, dá cor ao espaço e ainda tem um efeito relaxante; o aloé vera tem propriedades anti-stress, e até os bonsais têm a capacidade de trazer a floresta para dentro de casa sem ocupar demasiado espaço.
As especificidades do mobiliário de um quarto pequeno
Pode mobilar um quarto pequeno com os móveis normais que utiliza nas restantes divisões, mas também existem lojas que vendem móveis específicos para espaços exíguos. Este tipo de mobília é, muitas vezes, dobrável, para flexibilizar a organização do espaço, e quase sempre aproveita todos os centímetros disponíveis para oferecer arrumação.