O nosso compromisso com o meio ambiente
Tomar medidas climáticas
Num momento em que o planeta enfrenta a tripla crise planetária das alterações climáticas, da poluição e da perda de biodiversidade, é crucial tomar medidas ousadas em relação ao clima.
A ciência climática mostra que é necessário limitar o aquecimento global a 1,5 °acima dos níveis pré-industriais, e comprometemo-nos a reduzir as nossas emissões futuras para atingir estes objetivos.
Como é que o fazemos?
Estamos a reduzir as emissões das nossas próprias operações, melhorando a eficiência energética e mudando para eletricidade renovável. Estamos a reduzir as emissões da nossa cadeia de valor através da compra de materiais com uma pegada de carbono reduzida, por exemplo, materiais com conteúdo reciclado.
Estamos a financiar projetos florestais que capturam carbono equivalente à totalidade do histórico das emissões das nossas operações até ao nosso 100.º aniversário, em 2041.
Este objetivo será alcançado através de uma parceria de 20 anos com a WWF, investindo em projetos de conservação florestal que beneficiem as pessoas, a natureza e o clima.
Os materiais constituem a maior parte da nossa pegada de carbono
A maior parte da nossa pegada de carbono total está relacionada com os materiais que utilizamos nos nossos produtos. Para reduzir a nossa pegada de carbono, temos de nos concentrar nos materiais que adquirimos.
Os materiais com maior impacto nas nossas emissões são o alumínio, o vidro, o aço e o plástico. Estamos a estabelecer parcerias com os nossos fornecedores para obter materiais com uma pegada de carbono reduzida.
Porquê projetos florestais com a WWF International?
Ao estabelecer parcerias com a WWF para desenvolver novos projetos florestais de raiz, estamos a adotar uma abordagem única para proteger e restaurar florestas em algumas das regiões com maior biodiversidade do mundo. A conservação das florestas é um dos métodos mais eficazes para travar a degradação do ambiente natural do planeta e ajudar a mitigar as alterações climáticas.
A nossa parceria de vinte anos resultará num portefólio de projetos florestais em regiões florestais tropicais com elevado valor em termos de biodiversidade, que criarão mudanças positivas para as pessoas, a natureza e o clima. O carbono capturado por estes projetos florestais será doado aos compromissos climáticos dos países anfitriões no âmbito do Acordo de Paris.
Isto significa que o carbono capturado pelos projetos florestais não será utilizado para compensar as emissões de carbono da VELUX nem as emissões de nenhuma outra organização.