Gestão do desenvolvimento sustentável nas empresas
Grupo VELUX, pioneiro na neutralidade carbónica
Como medir o progresso do desenvolvimento sustentável?
O Grupo VELUX criou um "modelo de carbono" em colaboração com especialistas externos, como o Carbon Disclosure Project, que oferece uma metodologia homogénea e fiável de documentação do carbono aos fornecedores que dispõem de um kit de ferramentas para comunicar o impacto ambiental e carbónico dos materiais. Este trabalho iniciou-se em 2021 com 134 dos nossos fornecedores.
Além de acompanhar os seus fornecedores na documentação das suas pegadas carbónicas, o Grupo VELUX promove ativamente a Science Based Targets Initiative (SBTi), cujo modelo é reconhecido por todo o mundo pela sua eficácia na redução das emissões de gases de efeito de estufa.
Compromissos da VELUX para a gestão do desenvolvimento sustentável
A ambição da VELUX em ser uma empresa-modelo vanguardista na preservação do planeta é acompanhada por um extremo rigor de análise. O objetivo é conseguir apresentar provas quantificadas e tangíveis da eficácia da política implementada.
A gestão do desenvolvimento sustentável é um tema ainda muito novo, não padronizado, como acontece, por exemplo, com a gestão financeira. Enquanto aguarda os próximos avanços da União Europeia nesta matéria, o Grupo VELUX cria os seus próprios modelos de processos e de avaliações dos dados internos e externos para disponibilizar todas as garantias de eficácia das suas medidas. Estes esforços deram os seus frutos. A nota de confiança atribuída pelas empresas de auditoria aumenta de ano para ano, dando cada vez mais crédito às ações que são a favor do clima.