Salvar a floresta do lago Albert no Uganda, a primeira ação do Grupo VELUX com o WWF

0 min de leitura
No seu projeto de Neutralidade Carbónica em Toda a Vida, o Grupo VELUX estabeleceu uma parceria com o WWF (World Wide Fund for Nature) destinada a contribuir para a preservação do planeta com o financiamento de projetos de conservação e restauro da natureza. Entre os cinco projetos identificados, o do Uganda, que visa restaurar uma floresta tropical sob pressão, é o primeiro a ser lançado.

Parceria com o WWF - construir um futuro sustentável para todos

A Neutralidade Carbónica em Toda a Vida, projeto inédito no panorama industrial, consiste em capturar as emissões históricas de dióxido de carbono do Grupo através de ações de grande envergadura. 

"O planeta enfrenta uma grave crise ao nível do clima e da natureza que exige ações extraordinárias. Em consonância com os nossos valores empresariais, esforçamo-nos por ir mais longe do que os outros. Por isso, desenvolvemos a Neutralidade Carbónica em Toda a Vida. Este projeto inovador inclui uma parceria de 20 anos com a WWF para capturar o equivalente às nossas emissões históricas de dióxido de carbono até 2041. Iremos também reduzir consideravelmente as nossas emissões de CO2 e exigir aos nossos fornecedores que façam o mesmo. Esperamos inspirar outras empresas para a via da Neutralidade Carbónica em Toda a Vida, para criar um futuro sustentável para todos."

David Briggs, CEO do Grupo VELUX

De facto, a natureza e, em particular, as florestas tropicais, desempenham uma função importante na captação do dióxido de carbono que é armazenado no tronco das árvores. A desflorestação liberta o dióxido de carbono armazenado para a atmosfera e impede a captação de novas emissões. Substituir as árvores abatidas não é suficiente, pois as florestas jovens desempenham um papel menos importante na regulação do que as mais antigas. Em parceria com o WWF, o Grupo VELUX irá intensificar os esforços de regeneração das paisagens florestais e de proteção das florestas tropicais primárias.

Projeto FRECAR, para restaurar a floresta tropical dizimada no Uganda

Nas margens do lago Albert, o sétimo maior lago de África, as paisagens de Murchison-Semliki constituem uma reserva natural extraordinária, coberta com uma vegetação tropical e pontuada por rios e cascatas. Abrigando mais de 1000 espécies de animais, entre as quais o leão, o chimpanzé, o crocodilo do Nilo ou a águia coroada, a região encontra-se, infelizmente, sujeita à mais intensa desflorestação do Uganda: em 20 anos a cobertura florestal diminuiu 66%. Dois terços da floresta desapareceu. A extinção do habitat animal levou ao desaparecimento de determinadas espécies protegidas. Assim, o elefante, antes omnipresente, desapareceu em 1999. O projeto FRECAR (Forest Regenration for Enhanced Carbon Stocks in the Albertine Rift) tem o objetivo de regenerar a floresta para aumentar a capacidade de armazenamento de carbono da Falha Albertina.

"O projeto ajudará a travar a perda de habitat, a desflorestação e a degradação das terras que ameaçam a biodiversidade dos ecossistemas florestais no Uganda e no mundo, trabalhando em colaboração com as comunidades locais e para elas. No Uganda, o principal eixo será o restauro das florestas degradadas, a plantação de novas florestas e a proteção das florestas naturais através da adoção de várias medidas. O projeto ajudará também a plantar árvores em explorações privadas e a apoiar as plantações fora das áreas protegidas para dar resposta à procura de produtos provenientes das florestas, reduzindo ao mesmo tempo a pressão sobre as florestas naturais".

David Duli, WWF Country Director

A conservação das florestas tropicais exige uma alteração global do ecossistema local. Além das ações de preservação e reflorestação, a iniciativa do WWF engloba a economia local, impulsionando ações sustentáveis e benéficas para todos os habitantes da região.

Os 20 anos de parceria com a WWF devem permitir a captura de 5,6 milhões de toneladas de CO2. As ações de proteção e de reflorestação incidirão sobre 200 000 hectares de floresta, extremamente rica em biodiversidade.

Autor

VELUX Editorial team

Partilhar

Artigos relacionados

Embalagens ecológicas para proteger o planeta
Zero Plastic" é o primeiro projeto da VELUX que visa alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. Descubra mais sobre a abordagem do projeto.
Leia o artigo completo
Gestão do desenvolvimento sustentável nas empresas
A sustentabilidade está a tornar-se uma componente cada vez mais central e estratégica da gestão corporativa. Leia na VELUX o relatório de 2021.
Leia o artigo completo
Com a Schneider Electric, o Grupo VELUX acelera a sua política de zero carbono
A VELUX e a Schneider Electric anunciaram a extensão da sua parceria para atingir zero emissões até 2030. Leia o artigo.
Leia o artigo completo
O setor da construção no centro da transição ecológica
David Briggs, antigo CEO do Grupo VELUX, abordou o papel da indústria da construção na transição verde. Leia o artigo completo.
Leia o artigo completo
O nosso compromisso com o meio ambiente
As janelas de telhado VELUX podem criar um espaço interior melhor e mais saudável para as próximas gerações. São construídas para durar com madeira certificada. Decidimos reduzir a nossa pegada de carbono, desde a forma como adquirimos materiais e conduzimos as nossas operações, até aos produtos que fornecemos aos nossos clientes. Estabelecemos objetivos ambiciosos para reduzir a nossa pegada de carbono e ir além da nossa cadeia de valor e financiar projetos florestais que capturarem o equivalente a todo o histórico de emissões das nossas operações. ​
Leia o artigo completo