Salvar a floresta do lago Albert no Uganda, a primeira ação do Grupo VELUX com o WWF
Parceria com o WWF - construir um futuro sustentável para todos
"O planeta enfrenta uma grave crise ao nível do clima e da natureza que exige ações extraordinárias. Em consonância com os nossos valores empresariais, esforçamo-nos por ir mais longe do que os outros. Por isso, desenvolvemos a Neutralidade Carbónica em Toda a Vida. Este projeto inovador inclui uma parceria de 20 anos com a WWF para capturar o equivalente às nossas emissões históricas de dióxido de carbono até 2041. Iremos também reduzir consideravelmente as nossas emissões de CO2 e exigir aos nossos fornecedores que façam o mesmo. Esperamos inspirar outras empresas para a via da Neutralidade Carbónica em Toda a Vida, para criar um futuro sustentável para todos."
David Briggs, CEO do Grupo VELUX
Projeto FRECAR, para restaurar a floresta tropical dizimada no Uganda
Nas margens do lago Albert, o sétimo maior lago de África, as paisagens de Murchison-Semliki constituem uma reserva natural extraordinária, coberta com uma vegetação tropical e pontuada por rios e cascatas. Abrigando mais de 1000 espécies de animais, entre as quais o leão, o chimpanzé, o crocodilo do Nilo ou a águia coroada, a região encontra-se, infelizmente, sujeita à mais intensa desflorestação do Uganda: em 20 anos a cobertura florestal diminuiu 66%. Dois terços da floresta desapareceu. A extinção do habitat animal levou ao desaparecimento de determinadas espécies protegidas. Assim, o elefante, antes omnipresente, desapareceu em 1999. O projeto FRECAR (Forest Regenration for Enhanced Carbon Stocks in the Albertine Rift) tem o objetivo de regenerar a floresta para aumentar a capacidade de armazenamento de carbono da Falha Albertina.
"O projeto ajudará a travar a perda de habitat, a desflorestação e a degradação das terras que ameaçam a biodiversidade dos ecossistemas florestais no Uganda e no mundo, trabalhando em colaboração com as comunidades locais e para elas. No Uganda, o principal eixo será o restauro das florestas degradadas, a plantação de novas florestas e a proteção das florestas naturais através da adoção de várias medidas. O projeto ajudará também a plantar árvores em explorações privadas e a apoiar as plantações fora das áreas protegidas para dar resposta à procura de produtos provenientes das florestas, reduzindo ao mesmo tempo a pressão sobre as florestas naturais".
David Duli, WWF Country Director
A conservação das florestas tropicais exige uma alteração global do ecossistema local. Além das ações de preservação e reflorestação, a iniciativa do WWF engloba a economia local, impulsionando ações sustentáveis e benéficas para todos os habitantes da região.
Os 20 anos de parceria com a WWF devem permitir a captura de 5,6 milhões de toneladas de CO2. As ações de proteção e de reflorestação incidirão sobre 200 000 hectares de floresta, extremamente rica em biodiversidade.