Embalagens ecológicas para proteger o planeta

0 min de leitura
O desenvolvimento de embalagens ecológicas foi uma das primeiras ações levadas a cabo pelo Grupo VELUX para cumprir com os objetivos propostos até 2030. As embalagens sem plástico são mais fáceis e rápidas de reciclar e contribuem para uma melhor gestão da economia circular. Trata-se de um dos primeiros elementos para atingir o objetivo de inovar com produtos mais sustentáveis.

Benefícios das embalagens sem plástico

O ideal de uma embalagem ambientalmente responsável é que seja constituída por um único material que seja reciclável de forma fácil e limpa. O cartão, que pode ser integralmente reciclado uma dezena de vezes, é o melhor candidato, tendo sido o escolhido pela VELUX para tornar todas as suas embalagens mais ecológicas. Além do material de base, é necessário assegurar que não é utilizado qualquer produto químico nocivo. Por conseguinte, as tintas escolhidas não contêm solventes e são 100% biodegradáveis.

Uma embalagem ecologicamente responsável facilita a vida dos instaladores e dos consumidores: basta eliminar tudo num só contentor, sem triagem prévia. Com as embalagens de plástico clássicas, a espuma de poliestireno e os diferentes sacos podem complicar a gestão dos resíduos.

"Na VELUX, os nossos compromissos para com o planeta e a natureza estão no centro das nossas decisões aquando da evolução dos nossos produtos e da forma de os produzir. As embalagens constituem um elemento importante nos nossos produtos. Por isso, devem, tanto quanto possível, respeitar o ambiente. Estamos orgulhosos da nossa redução na quantidade de plástico utilizada para embalar e proteger as nossas janelas de telhado. Este é um passo fundamental na concretização do nosso objetivo de desenvolvimento sustentável de "tornar as nossas embalagens mais ecológicas". 

André Dot, Presidente da VELUX França

90% das embalagens já são ambientalmente responsáveis

O objetivo de uma embalagem é, claro, assegurar que o produto chega em perfeito estado ao seu destino final. Os produtos industriais precisos e sensíveis, como as janelas e as claraboias do grupo VELUX, exigem a máxima qualidade de embalamento. A elaboração das primeiras embalagens sem plástico para as janelas de telhado da VELUX exigiu que identificássemos alternativas ecológicas para 12 dos componentes. Tratou-se de uma investigação à medida, tornada possível pela colaboração e a emulação de diferentes serviços. Estes esforços permitiram criar embalagens sem plástico para 90% das janelas de telhado mais vendidas na Europa. Ou seja, menos 900 toneladas de plástico por ano na natureza e uma redução de 13% da pegada carbónica do Grupo.

"O projeto Zero Plastic ilustra a forma como os nossos colegas, através das suas competências, conseguiram encontrar, em conjunto, boas soluções. O projeto Zero Plastic é uma mensagem clara que enviamos aos nossos clientes e a nós próprios: devemos adotar um estado de espírito ecológico e reciclar os recursos que já dispomos."

Tina Mayn, Senior Product Vice President

VELUX, o interveniente empenhado na economia circular

Quase 100 % dos resíduos das unidades de produção da VELUX já são reciclados. As embalagens ecológicas permitem prosseguir com este movimento virtuoso fora das fábricas e até aos lares dos consumidores.

Resolutamente empenhado em proteger o planeta e combater o aquecimento global, o Grupo VELUX adotou uma política exigente no que diz respeitoà redução do carbono, com o propósito de atingir a neutralidade carbónica das suas atividades até 2030. Esta estratégia assenta numa otimização de todos os processos de produção e de distribuição com base nos princípios da economia circular.

Autor

VELUX Editorial team

Partilhar

Artigos relacionados

O nosso compromisso com o meio ambiente
As janelas de telhado VELUX podem criar um espaço interior melhor e mais saudável para as próximas gerações. São construídas para durar com madeira certificada. Decidimos reduzir a nossa pegada de carbono, desde a forma como adquirimos materiais e conduzimos as nossas operações, até aos produtos que fornecemos aos nossos clientes. Estabelecemos objetivos ambiciosos para reduzir a nossa pegada de carbono e ir além da nossa cadeia de valor e financiar projetos florestais que capturarem o equivalente a todo o histórico de emissões das nossas operações. ​
Leia o artigo completo
Edifícios sustentáveis, mais indispensáveis do que nunca
Porque é importante construir edifícios sustentáveis para uma sociedade resiliente e quais são as diretivas da Comissão Europeia? Leia o novo artigo na VELUX.
Leia o artigo completo
Salvar a floresta do lago Albert no Uganda, a primeira ação do Grupo VELUX com o WWF
O Grupo VELUX e o WWF, parceiros há mais de 20 anos, anunciaram o seu compromisso com o projeto de regeneração florestal no Uganda. Leia o artigo completo.
Leia o artigo completo
Gestão do desenvolvimento sustentável nas empresas
A sustentabilidade está a tornar-se uma componente cada vez mais central e estratégica da gestão corporativa. Leia na VELUX o relatório de 2021.
Leia o artigo completo
O setor da construção no centro da transição ecológica
David Briggs, antigo CEO do Grupo VELUX, abordou o papel da indústria da construção na transição verde. Leia o artigo completo.
Leia o artigo completo