Com a Schneider Electric, o Grupo VELUX acelera a sua política de zero carbono
Objetivo: zero emissões líquidas para as atividades do Grupo VELUX até 2030
Com base na experiência, sabemos que dois dos obstáculos mais importantes que podemos enfrentar internamente são a falta de financiamento específico e a escassez de recursos internos. Por isso, constituímos um fundo interno para o clima que pode proporcionar extensões orçamentais quando assim forem necessárias.
Estabelecemos também uma parceria com a Schneider Electric para agir nas nossas unidades de produção locais com o objetivo de cartografar a nossa eficiência energética, elaborar estratégias para fábricas zero carbono e até oferecer soluções chave-na-mão, tais como o abastecimento de energias renováveis através de painéis fotovoltaicos e bombas de calor que utilizam esse tipo de energias.
As parcerias deste tipo são indispensáveis, uma vez que nos permitem mobilizar mais recursos e soluções de forma mais rápida.
Citação de Kim Jonas, director, Global Energy & Climate
Em 2020, o Grupo VELUX adotou uma estratégia de desenvolvimento sustentável ambiciosa e ainda rara no panorama industrial: atingir até 2030 a neutralidade carbónica em todas as suas atividades. A este objetivo de zero emissões junta-se uma ambição maior: reduzir em 50% a pegada carbónica dos seus produtos (ou seja, das matérias-primas e dos fornecedores). Trata-se de uma política rara num momento em que os grupos se concentram, na maior parte do tempo, nas suas próprias emissões de carbono.
A parceria com a Schneider Electric deve assegurar, até 2030, um abastecimento de energias 100% renováveis e elaborar um plano de ação zero carbono em cada uma das unidades de produção da VELUX. Os primeiros valores são eloquentes. Com o aumento da componente de energias renováveis, a VELUX já conseguiu eliminar 15 000 toneladas das suas emissões de carbono entre 2020 e 2021: de 52 000 para 37 000 toneladas. Esta forte inflexão, que representa cerca de 30% do consumo total, constitui a melhor prova da eficácia da nova política do Grupo.
100% de energias renováveis, um objetivo fundamental
As energias renováveis não apresentam qualquer impacto prejudicial nos recursos do planeta, nem sobre as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. O investimento em energias renováveis constitui um dos eixos que permitem ao grupo VELUX atingir a neutralidade carbónica absoluta.
Objetivo: até 2023, todas as unidades de produção da VELUX serão abastecidas com eletricidade 100% renovável. Estas energias renováveis podem ser fornecidas, nomeadamente, através do seguinte:
- Bombas de calor de alto desempenho alimentadas por aquisições de eletricidade verde;
- Instalação de painéis fotovoltaicos.
Este impulso energético teve início em duas fábricas, na Alemanha e na Polónia, que se encontravam entre as maiores consumidoras de energia do Grupo e representavam, juntas, um quarto do total da sua fatura energética. Ao longo do tempo, todas as fábricas passarão pela mesma revolução energética e utilizarão exclusivamente fontes de energias renováveis, sem emissões de CO2. Em França, a fábrica de Marnay, no Alto Sona, foi a pioneira: foram instalados 1200 m² de painéis fotovoltaicos para a abastecer com energia solar.
Desde o primeiro ano de parceria, o apoio da Schneider Electric permitiu duplicar a fatia das fontes de energias renováveis no mix energético global. Assim, em 2021, a componente de energias renováveis para a eletricidade subiu de 39% para 78%. Em 2023, deverá atingir os 100%.
Operação poupança de energia: reforço da monitorização nas fábricas
A parceria com a Schneider Electric permite analisar e medir de forma extremamente precisa o consumo das fábricas, com o intuito de produzir planos de ação à medida para cada unidade de produção. Além do abandono das energias fósseis em prol de um sistema zero carbono, as fábricas VELUX utilizam processos exigentes e inovadores para preservar os recursos utilizados e reduzir a sua pegada carbónica.
Para preservar os recursos naturais, a madeira possui as certificações PEFC e FSC, duas etiquetas que garantem a gestão sustentável das florestas: por cada árvore cortada, é plantada outra.
Para reduzir as emissões de CO2, o plástico e o poliestireno foram já substituídos por cartão em 90% das embalagens das janelas. Em resultado, foram evitadas 900 toneladas de plásticos, reduzindo em 13% as emissões de CO2 em cada ano.
Para atingir o zero desperdício, todos os resíduos são valorizados. São já reciclados 100% dos desperdícios de madeira na fábrica de Feuquières en Vimeu, no Somme. Tendo em conta o conjunto das fábricas, são reciclados 98% dos resíduos da produção.
Com a preparação de todo o Grupo VELUX e as competências do líder mundial em gestão da energia, a parceria com a Schneider Electric começou desde 2021 a demonstrar o seu potencial extremamente elevado. Os próximos anos permitirão globalizar estes esforços, para produzir janelas de telhado a partir de energias totalmente descarbonizadas até 2030.